A importância de promover campanhas de prevenção e combate à hipertensão

combate-a-hipertensaoO dia 26 de abril é marcado anualmente como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Entretanto, não é somente nesta data que devem ser realizadas ações de conscientização sobre essa doença, uma vez que no Brasil quase 25% da população têm hipertensão – os dados são de um estudo feito ano passado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Mesmo com um número estável, é fundamental que as instituições de saúde se mobilizem para reduzir as taxas de hipertensão no país.

A hipertensão é uma doença silenciosa que só se manifesta em um grau avançado, causando problemas muito maiores do que somente uma pressão alta. Pessoas hipertensas apresentam um risco elevado de sofrerem infartos e desenvolverem problemas cardiovasculares. Nesse sentido, ações de combate à hipertensão se mostram muito eficientes e produtivas para prevenir outras doenças.

Além disso, para as instituições de saúde, desenvolver programas de combate à hipertensão pode contribuir para a redução de custos. Com o controle do problema, o paciente passa a procurar menos a emergência de hospitais e também a precisar menos de tratamentos longos e de alto custo, como cirurgias no coração.

Medidas de combate à hipertensão

Apesar de ser um problema que não tem cura, diversas medidas são capazes de amenizar as consequências da hipertensão, como manter uma dieta balanceada. A primeira prática indicada pelos médicos é reduzir consideravelmente o uso do sal nas refeições, pois ele é o fator predominante na elevação da pressão sanguínea. Inserir grãos como amêndoas e nozes, que funcionam como vasodilatadores, e alimentos ricos em potássio (feijão, laranja, banana, maracujá), que auxiliam a eliminação do sódio, é fundamental para a saúde dos hipertensos.

Como o problema está diretamente ligado à falta de atividades físicas, programas de combate ao sedentarismo também podem ser ótimos aliados na prevenção à hipertensão. Manter o corpo em movimento estimula o bom funcionamento de veias e artérias, evitando que placas de gordura se instalem e dificultem a passagem do sangue, elevando a pressão. Além disso, pessoas que praticam exercícios com regularidade (30 minutos por dia), tendem a ter a saúde fortificada, diminuindo as chances do aparecimento de diversas doenças.

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Compartilhe pelos comentários abaixo.

hipertensão

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]