Exames de check up: por que é preciso incentivar
As operadoras de saúde que organizam programas de medicina preventiva tem como objetivo principal prevenir o surgimento de doenças, como o próprio nome já diz. Por isso, grande parte das ações devem ser focadas em estimular hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas regularmente. Entretanto, os programas de medicina preventiva também podem prevenir o agravamento de um quadro de saúde. Nesse caso, é fundamental que os beneficiários recebam incentivos para realizar exames de check up.
Os exames de check up variam de acordo com a idade e histórico familiar de cada beneficiário. Por isso, é importante que sejam aplicados questionários personalizados para realizar o correto levantamento do perfil epidemiológico. Para os pacientes que não apresentam nenhum fator de risco, análises básicas, como um exame de sangue, podem ser efetivas e satisfatórias.
Contudo, se houver alguma alteração/suspeita ou a pessoa tiver casos de doenças na família, os exames de check up devem ser mais direcionados. Esses exames podem não parecer eficazes na prevenção de doenças, mas eles são fundamentais para um diagnóstico precoce. Em casos de doenças graves, como câncer, estudos demonstram que quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de cura do paciente.
Para as operadoras de saúde, além de promover a qualidade de vida dos beneficiários, os exames de check up também contribuem para a redução de custos, principalmente com doenças que exigem recursos e remédios caros. Mesmo que a prevenção não seja completa, o diagnóstico precoce ainda se mostra vantajoso quando comparado a um longo e dificultoso tratamento.
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?