Apoio e tratamento de vícios: como lidar

tratamento-de-viciosPara o tratamento de vícios não existe um protocolo padrão. Independentemente de ser um viciado em drogas, álcool ou cigarro, é de consenso que embora existam alternativas e métodos diferenciados, todo o protocolo deve ser estabelecido individualmente. Além disso, é algo multidisciplinar, ou seja, é necessário ter uma equipe que cuide da dependência química, da mente, que oriente e apoie a família e que dê todo o suporte necessário. É por isso que essas ações são um desafio para a equipe de saúde e, como sempre, a prevenção éamelhor saída. Cabe aos profissionais da área atuarem e auxiliarem nesse problema.

Ações da medicina preventiva que podem ser úteis para o tratamento de vícios

Campanhas em escolas

Muitos jovens são apresentados às drogas na adolescência. É nessa fase que o conhecimento do novo se torna mais atrativo e, por mais que os familiares tentem controlar e evitar que eles não tenham acesso às substâncias, esta é uma tarefa quase impossível. É por isso que a presença de profissionais da saúde, apresentando os riscos e falando abertamente com os jovens sobre as mais diferentes drogas, é uma medida preventiva interessante. Nesse meio é fundamental incluir o álcool, produto de acesso ainda mais fácil, cuja dependência torna-se um transtorno a toda a família.

Depoimento de pessoas recuperadas

Muitos são os que já conseguiram parar de fumar e se frecuperar do alcoolismo ou do uso de drogas. Pessoas com histórias de superação são boas indicações para alertar e mostrar as reais consequências de quaisquer vícios. O testemunho pode ser dado ao vivo, em uma palestra, ou gravado em vídeo, disponibilizado na internet para que todos tenham acesso e até para que as escolas possam usar e passar para os estudantes. No caso da gravação, é interessante estabelecer que a identidade da pessoas” possa ser preservada.

Criar site específico

Um município que tem um programa de controle e combate e tratamento de vícios pode ter um site informativo voltado para a população local. Com linguagem simples e atrativa, ele pode contar com alertas e curiosidades sobre tratamento, além de informativos escritos por psicólogos, médicos, dentre outros profissionais do meio, visando sempre dar informações e sobre a importância tanto de evitar o vício, ou seja, de não começar a fumar ou a beber, quanto de tratar os que já estão dependentes.

Visita às famílias

Quando há um individuo viciado, não é só ele que sofre: toda a família é afetada. Por isso, o trabalho de profissionais da saúde deve ser feito com todos os envolvidos. Organizar visitas ao local de tratamento para orientar e ensinar as pessoas a lidarem com a doença é uma forma de iniciar mostrar a realizada e iniciar os trabalhos da melhor maneira possível.

Vocês já fazem algum tipo de ação preventiva? Como procedem? Deixem seu comentário!

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]