Case Unimed Nordeste-RS: como a medicina preventiva contribuiu para melhorar a avaliação na ANS

avaliacao-ansDe acordo com os números divulgados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) em novembro do ano passado, após a avaliação do IDSS (entenda mais aqui) a Unimed Nordeste-RS é a melhor operadora de saúde da região Sul. A nota atingiu o valor de 0,8335, colocando a operadora em sexto lugar no ranking entre as melhores do Brasil. Mas como a Unimed Nordeste-RS conseguiu melhorar sua avaliação na ANS?

Parceira desde 2014 da Previva, a Unimed Nordeste-RS investiu no último ano em ações de medicina preventiva. Os programas são oferecidos de forma gratuita e qualquer beneficiário pode participar, independente do estado de saúde. O projeto, chamado de Medicina Preventiva Unimed, inclui palestras e oficinas que envolvem temas diversos sobre prevenção de doenças e promoção da saúde.

Para participar, não é preciso aguardar uma ligação com um convite – o próprio beneficiário pode acessar o site e se inscrever em um programa. A agenda das ações realizadas ficam disponíveis online, onde é possível acompanhar o cronograma e conferir fotos das atividades. Um exemplo é o programa Viva Bem, com o foco da educação em saúde para todas as idades.

Todos esses programas e as ações de medicina preventiva promovidos pela Unimed Nordeste-RS ajudaram na melhoria na avaliação na ANS da operadora. Como o IDSS, índice utilizado para os cálculos das notas, é composto por quatro critérios – atenção à saúde, econômico-financeira, satisfação do beneficiário, estrutura e operação – é fundamental que as operadoras invistam em ações que contribuam para a melhoria desses quesitos e oferecer programas de medicina preventiva têm forte influência na tarefa.

A realização de ações que promovam a qualidade de vida mostra preocupação com a saúde do beneficiário por parte da operadora, fator que eleva a avaliação do critério de atenção à saúde. Além disso, incentivar a prevenção de doenças também ajuda na redução de gastos com tratamentos caros e prolongados, melhorando o índice econômico. Todas essas medidas, em conjunto, favorecem o aumento da satisfação do beneficiário, terceiro item que compõe o IDSS.

Para o último tópico, sobre estrutura e operação, e finalizar a avaliação na ANS, vale ressaltar que esses programas incentivam a realização de exames preventivos, prática que ajuda as operadoras a organizarem as demandas e diminui a procura pelo atendimento emergencial.

Você tem algum outro bom exemplo de medicina preventiva em operadoras de saúde? Conte pelos comentários abaixo.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]