Revisão do programa de medicina preventiva: quando fazer?

revisao-programa-medicina-preventivaPara iniciar um programa de medicina preventiva, as empresas e instituições de saúde devem seguir uma série de exigências da ANS, que você pode conferir no nosso e-book sobre legislação para medicina preventiva. Mas você sabe quando é preciso fazer a revisão do programa de medicina preventiva?


O indicado é que seja feita, no mínimo, uma revisão do programa de medicina preventiva durante a sua duração. O melhor período é no meio do seu desenvolvimento. Por exemplo: nos programas com seis meses de duração, deve-se fazer a revisão depois de três meses. Nesse momento, é preciso avaliar todas as ações em andamento e também discutir o planejamento para as próximas etapas. A manutenção do programa serve para rever as estratégias e alinhar novas atividades de acordo com o que está sendo desenvolvido.

Para isso, é importante que também seja feito o acompanhamento e a atualização do perfil epidemiológico dos participantes dos programas. Nesse caso, usar um sistema de gestão de medicina preventiva facilita e agiliza essa tarefa, uma vez que as informações necessárias ficam disponíveis em relatórios gerados automaticamente pela própria ferramenta. Na revisão do programa de medicina preventiva, o acompanhamento do perfil epidemiológico é fundamental que seja verificado se não houve mudança no público-alvo ao longo do andamento das ações. Se for identificado um novo perfil, é possível rever as atividades ou até mesmo desenvolver um novo programa.

Por último é importante lembrar que o programa de medicina preventiva deve estar sempre atualizado na ANS. Para fazer a atualização, é preciso preencher o Formulário de Alteração, onde o responsável pode modificar as informações mesmo após o programa estar em andamento. O Formulário de Alteração pode ser enviado em qualquer época do ano, podendo ser reenviado mais de uma vez caso necessário.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]