Saúde dos colaboradores: atenção das empresas à causa é essencial

O colaborador adoece, entrega um atestado e se ausenta do serviço, por um curto ou por um longo período. É apenas nesse momento que muitos gestores lembram da saúde de suas equipes.

No entanto, promover na empresa uma cultura de atenção à saúde dos colaboradores é uma das formas de melhorar não só a produtividade da equipe, mas, também, de ampliar a satisfação das equipes com o trabalho desempenhado.

Saúde dos colaboradores

Até mesmo um problema de saúde aparentemente simples pode comprometer a equipe.

A gripe, por exemplo, é responsável por 20% das faltas durante o inverno e por uma queda de até 50% na economia das empresas, segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).

Esse problema pode ser melhorado se a organização incluir ações de imunização dentro de sua política de promoção da saúde.

Mas somente isso não basta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estado de saúde é expressado através do completo bem-estar físico, mental e social.

É, portanto, não apenas a ausência de enfermidades.

Por isso, vamos apresentar iniciativas que o gestor deve tomar para garantir que seus colaboradores adotem posturas saudáveis no dia a dia, adquirindo benefícios tanto para o estado físico quanto psicológico.

Iniciativas de promoção à saúde dos colaboradores

Algumas ações básicas podem – e devem – ser incentivadas pela empresa: boa alimentação, ingestão de água, exercícios físicos regulares, visitas periódicas ao médico para avaliações, bem como a prevenção de acidentes e doenças.

Dessa forma, além de investir em um plano de saúde corporativo, em uma comissão de prevenção a acidentes de trabalho e em campanhas de imunização – como a vacinação contra a gripe – o gestor deve organizar ações de conscientização para incentivar alguns comportamentos de atenção à saúde do trabalhador.

Toda a equipe deve ser periodicamente orientada a:

  • buscar uma alimentação regular e saudável para evitar o surgimento de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto;
  • manter as mãos sempre higienizadas, evitando a propagação de vírus e bactérias;
  • manter um ambiente limpo e organizado, evitando acúmulo de papéis, para que cada um tenha um dia mais produtivo e com menos stress;
  • no uso do computador, observar o posicionamento do monitor, das mãos e dos braços, ajustando os móveis de acordo com a altura correta;
  • evitar os longos turnos ou jornadas sem interrupção;
  • movimentar-se, dar uma pausa nas atividades: levantar, fazer alongamentos, conversar com os colegas, manter um bom relacionamento interpessoal;
  • reconhecer as limitações, não tentando improvisar um trabalho para o qual não está qualificado;
  • trabalhar sempre com atenção, bom senso e moderação;
  • incentivar a participação em programas de controle do peso para evitar obesidade e também em programas para abandono do cigarro e do álcool;
  • programar as atividades no trabalho e no lazer, para envolver a família e os amigos, alcançando assim um bem estar físico e emocional.

Incentivando posturas e comportamentos, como os listados acima, o gestor conseguirá implementar uma cultura de atenção e promoção à saúde dos colaboradores dentro da organização.

O retorno obtido é o aumento da satisfação, do bem estar e, consequentemente, da produtividade dos funcionários, diminuindo ausências e aumentando o engajamento.

E você? Concorda com a visão de que é melhor cuidar da saúde da equipe hoje para não colher prejuízos amanhã?

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