Como melhorar o relacionamento entre operadoras e beneficiários

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Um dos critérios analisados na avaliação do desempenho das operadoras de saúde é a satisfação do beneficiário. Esse um dos quatro fatores que compõem o cálculo do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar, publicado anualmente pela ANS, e é responsável por 20% da nota final. Para melhorar essa característica, é fundamental que seja desenvolvido o relacionamento entre operadoras e beneficiários.

Uma das formas de melhorar o relacionamento entre operadoras e beneficiários é promover ações de promoção à saúde. São dinâmicas que podem ser feitas ao ar livre, como aula de alongamento, nas quais os beneficiários podem participar gratuitamente e aprender mais sobre essa prática. A intenção é mostrar para as pessoas que a sua operadora de preocupa com a saúde e bem-estar da população.

Os programas de medicina preventiva também cumprem essa função e contribuem para o relacionamento entre operadoras e beneficiários. Diferente das ações pontuais, esses programas exigem mais planejamento para sua estruturação, contudo a visibilidade é maior e os resultados mais expressivos.

Para as operadoras que ainda não estiverem preparadas para investir em programas de medicina preventiva, além das ações de promoção à saúde, outras práticas simples e diários também melhoram o relacionamento entre operadoras e beneficiários. Enviar cartões de aniversário aos clientes e lembrá-los de realizar exames periódicos (como mamografia no mês de outubro), são pequenas atitudes que aumentam a satisfação do beneficiário com o serviço contratado.

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