Posso terceirizar os serviços de medicina preventiva da minha empresa?

terceirizarservicoA terceirização de serviços é a contratação de profissionais externos para realizar determinadas tarefas dentro de uma empresa. É uma forma mais rápida de oferecer atividades que não fazem parte da sua linha de atuação. Várias organizações já aderiram a essa prática, como condomínios e bancos que contrataram uma especializada de segurança. Outra medida que vem crescendo no mercado é terceirizar os serviços de medicina preventiva dentro das instituições.

As empresas que preferem terceirizar os serviços de medicina preventiva têm benefícios como a contratação de pessoas qualificadas para realizar as tarefas necessárias. Além disso, é possível ter profissionais de diversas especializações disponíveis para fazer o atendimento, conforme for a demanda da empresa.

Na medicina preventiva, o mais comum é que sejam terceirizados serviços de profissionais de nutrição, psicologia e educação física (ginástica laboral). Isso acontece pois, dependendo do tamanho da empresa, não há a necessidade de ter um profissional sempre disponível. As ações realizadas em programas de medicina preventiva também não acontecem todos os dias, como é o caso da ginástica laboral, que pode ser realizada apenas algumas vezes por semana.

Terceirizar os serviços de medicina preventiva traz vantagens tanto para a empresa contratante quanto para contratada. A empresa que contratou os serviços transfere a responsabilidade das atividades desenvolvidas a terceiros, que, por sua vez, recebem o pagamento pelos seus serviços sem criar vínculos empregatícios com a empresa. Além disso também não existem preocupações com problemas trabalhistas, pois é a prestadora de serviços a responsável por essas questões.

Nesses casos, ocorre também a redução de custos com impostos e outros encargos trabalhistas e esses valores podem ser investidos em outras necessidades da empresa. Ou seja, quando se faz a terceirização, a empresa paga um valor fixo e prestadora de serviços que deve se responsabilizar pelos encargos.

Mas nem sempre terceirizar os serviços de medicina preventiva é a melhor opção. Por exemplo, para empresas de maior porte, com um grande número de colaboradores, pode ser mais vantajoso ter profissionais (médicos, enfermeiros, psicólogos) em tempo integral e à disposição sempre. Por isso, antes de investir, vale avaliar qual a situação da sua empresa e escolher a melhor alternativa.

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Compartilhe pelos comentários abaixo.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]