Como tratar a saída de um participante do programa de medicina preventiva
As ações de promoção à saúde, quando bem planejadas, geram bons resultados e, consequentemente, satisfação para ambos os lados: gestor/empresa e beneficiário/cliente. Os responsáveis recebem elogios e os usuários percebem melhorias na saúde. Contudo, mesmo com boa aceitação e pode ser preciso lidar com a saída de um participante do programas de medicina preventiva.
O não cumprimento das normas e regulamentos do programa pode provocar a saída de um participante do programa de medicina preventiva. Além disso, o beneficiário que não atingir as metas estipuladas pelos gestores do programa também poderá ser excluído, uma vez que os recursos destinados a esse participantes não estão sendo bem utilizados.
Também pode acontecer a saída de um participante do programa de medicina preventiva por iniciativa própria. Nesses casos, é importante verificar se o motivo foi insatisfação com as ações e pedir sugestões de melhoria. Não se esqueça de documentar essas informações para analisar ao fazer o planejamento das próximas de estratégias.
A saída de um participante do programa de medicina preventiva ocorre ainda nas situações em que o paciente deixa de de encaixar no grupo de pessoas para aquele determinado programa. Como exemplos temos o caso de gestantes, que após darem a luz devem ser retiradas dos programas para grávidas, e serem incluídas nos programas voltados para mães de recém-nascidos.
Por último, é importante que os responsáveis fiquem atentos caso ocorra o óbito do participante, para que seja feita imediatamente a sua exclusão do programa.
Eliminar o cadastro do beneficiário do programa de medicina preventiva é uma tarefa fundamental para que os resultados analisados sejam 100% corretos. Não adianta manter a lista de participantes desatualizada e, ao final do programa, verificar que uma grande quantidade de pessoas não aderiu às ações.
Você tem alguma pergunta sobre esse assunto? Compartilhe nos comentários abaixo.
Crédito de Imagem: Pixabay
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?