Você oferece vacinas na empresa para seus colaboradores?

vacinaPara se manter um bom ambiente de trabalho é preciso mais do que boa relação entre as equipes e crescimento constante da empresa. Também é importante investir na saúde dos colaboradores, com aplicação de programas de medicina preventiva que contribuem para uma companhia saudável. Segundo números da Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada 1 dólar gasto em prevenção, são economizados 60 dólares em tratamento. Oferecer vacinas na empresa é uma das ações que podem ser facilmente implementadas, pois são rápidas e em geral possuem baixo custo.

O principal argumento que deve ser utilizado para incentivar os colaborados a tomarem vacinas na empresa é a prevenção de doenças, principalmente aquelas de fácil transmissão. Casos como a gripe, por exemplo, apesar de não serem considerados graves, causam indisposição e queda de produtividade no colaborador doente, além de oferecer riscos de contágio aos outros trabalhadores. Para os países industrializados, estima-se que a gripe atinja de 5% a 10% da população economicamente ativa todos os anos. Nos Estados Unidos, calcula-se que isso gere um custo anual de cerca de 1 bilhão de dólares.

Para a companhia, o principal benefício é na redução do absenteísmo e presenteísmo, que significam, respectivamente, quando o colaborador falta ao trabalho ou quando ele comparece mesmo doente, sendo improdutivo. Também é melhorado todo o fluxo da produção, uma vez que diminuem as licenças por motivos de saúde e aposentadorias precoces.

A imunização deve ser feita por um profissional da saúde habilitado. A empresa tem a opção de contratar um profissional particular, de uma clínica, por exemplo, ou, se já tiver contratado um plano de saúde, negociar esse serviço diretamente com a operadora.

Todas as informações sobre a imunização podem ser passadas em uma rápida reunião geral ou até mesmo por meio de um folheto informativo explicando a importância da adesão às vacinas na empresa. E-mails lembrando sobre o dia e horário da aplicação também são válidos para que ninguém fique de fora. Se o número de colaboradores for muito grande, é possível agendar horários para que não ocorram filas e as pessoas fiquem muito tempo ausentes do seu posto de trabalho, causado prejuízo ao fluxo de tarefas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]