Por que devo cadastrar meu programa de medicina preventiva na ANS

formulariocadastro

A medicina preventiva, que antes era um diferencial, hoje se tornou indispensável para as operadoras de planos de saúde. As ações voltadas para a promoção da saúde têm objetivos que vão além de evitar o aparecimento de doenças. Elas também atuam no sentido de estabilizar o quadro de saúde dos beneficiários para que não surjam novas complicações. Mas todos essas práticas precisam estar regulamentadas, por isso, é recomendado inscrever seu programa de medicina preventiva na ANS.

ANS é Agência Nacional de Saúde Suplementar, instituição vinculada ao Ministério da Saúde responsável pela regulamentação do setor de planos de saúde no Brasil. Todas as operadoras que desenvolverem programas para promoção à saúde e prevenção de doenças devem, obrigatoriamente, informá-los à ANS pelo Formulário de Inscrição. Caso a operadora queira a aprovação do programa, é preciso efetuar o cadastramento na ANS, processo diferente da inscrição, que é obrigatório. O cadastramento, por sua vez, é opcional, mas muito vantajoso.

Aquelas que solicitarem o cadastro farão parte da lista das operadoras que tiveram os programas aprovados pela Agência. Além disso, a ANS concede uma declaração de aprovação, na qual consta a conformidade do programa – tanto a lista quanto a declaração ficam disponíveis para acesso públicos.

Além de regularizar as as operadoras, a ANS também tem a função de fiscalizar a avaliar os empresas atuantes nesse mercado, a fim de evitar problemas nos serviços oferecidos aos consumidores. Esse é o principal motivo pelo qual você deve cadastrar seu programa de medicina preventiva na ANS.

Para avaliar a qualidade das operadoras de planos de saúde, a ANS faz o uso do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é calculado a partir de quatro indicadores, com diferentes pesos entre si:

  • 40% para a avaliação da atenção à saúde;
  • 20% para a avaliação econômico-financeira;
  • 20% para a avaliação da estrutura e operação e
  • 20% para a avaliação de satisfação do beneficiário.

Por definição da própria ANS, o critério de atenção à saúde é o que tem mais peso, portanto, possuir programas de medicina preventiva contribuem para elevar o IDSS da sua empresa. A nota varia de zero a um (0 a 1), sendo 0 muito ruim e 1 excelente. O resultado do IDSS, que é medido anualmente, também fica disponível para pesquisa pública. Ou seja, o cliente pode checar a lista para verificar qual a nota do plano que deseja contratar e, dessa forma, garantir que terá um serviço de qualidade. Aqueles que fizerem o cadastramento do programa de medicina preventiva na ANS receberão uma pontuação bônus no IDSS, melhorando a nota.

Cadastrar seu programa de medicina preventiva na ANS traz benefícios e segurança para o seu cliente. Aproveite e faça agora mesmo o cadastramento do seu programa neste link.

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe nos comentários abaixo.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]