Como a Unimed Três Rios conseguiu aumentar sua nota no IDSS usando a tecnologia
Pouco mais de dois anos depois de adotar o sistema Previva para coordenar suas ações de prevenção e promoção da saúde, a Unimed Três Rios já comemora os resultados dessa importante decisão estratégica.
A operadora, que atua no interior do Rio de Janeiro e gerencia uma carteira com cerca de 15 mil vidas, conseguiu aumentar consideravelmente sua nota em um dos principais indicadores que compõem o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).
Atualizado anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o IDSS é hoje a maior referência para a avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de saúde no Brasil.
Seu cálculo envolve quatro indicadores, que avaliam diferentes dimensões do atendimento aos usuários de planos de saúde. Um deles é o Indicador de Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS), que trata especificamente dos resultados obtidos com ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.
Em 2017, quando começou a trabalhar com o Previva, a Unimed Três Rios tinha um IDQS de 0,5959 na avaliação da ANS, que tem como base as ações realizadas no ano anterior.
Já em 2019, a nota neste indicador saltou para 0,8913, comprovando a eficácia da nova estratégia adotada pela operadora, focada em ampliar o alcance dos seus programas de medicina preventiva e promoção da saúde.
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O primeiro passo na evolução operacional
O início de 2018 marcou uma nova fase para a medicina preventiva na Unimed Três Rios, quando dois de seus programas de prevenção e promoção da saúde foram aprovados pela ANS.
A validação dos Programas de Rastreamento e Detecção Precoce de Neoplasia Mamária e Prostática foi fundamental não somente para aumentar o IDQS nos últimos três anos como também para elevar a pontuação geral do IDSS, passando de 0,6027 (em 2018) para 0,6928 (em 2019).
“Com a ajuda do software, realmente houve uma evolução operacional que resultou em uma mudança de processos na nossa operadora”, observa Marcio de Mello Pereira, gerente administrativo da Unimed Três Rios. “Trabalhamos intensamente para que nosso IDSS seja sempre bom, pois essa é a nota que a sociedade tem como referência para as operadoras de saúde”.
A Unimed Três Rios realiza ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata desde 2009. “Mas até implantarmos o software isso era uma coisa pontual, que acontecia uma vez por ano durante o Outubro Rosa e o Novembro Azul”, lembra Marcio.
Segundo o gerente administrativo da Unimed Três Rios, somente depois da adoção de um sistema especializado foi possível estruturar estes programas de acordo com as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
“Com o apoio da tecnologia, agora conseguimos oferecer programas com mais continuidade para estes públicos, com a aprovação da ANS”, acrescenta o gestor.
Da planilha para um sistema de gestão
Até meados de 2017 a operadora ainda mantinha um controle manual das ações de Promoprev citadas por Marcio. Na verdade, elas se resumiam a dois envios anuais de cartas com conteúdo informativo para beneficiários na faixa etária de 50 a 69 anos.
A condição para receber a carta era não ter realizado mamografia (no caso das mulheres) ou exame de PSA (no caso dos homens) nos últimos 24 meses .
“Contudo, nessa época não havia dados que nos permitissem gerar indicadores de resultados, o que tornava inviável mensurar o verdadeiro impacto e alcance das campanhas”, conta Marcio.
O movimento na direção da automação dos processos começou em janeiro de 2017, quando a operadora criou o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), com o objetivo de transformar aquelas ações pontuais em verdadeiros programas de promoção da saúde.
“Contratamos uma equipe especialmente para isso, com assistente social, administrativo e médico. Justamente para focar no acompanhamento da carteira, identificando os crônicos e atuando junto a esses pacientes”, diz Marcio.
“Precisávamos ampliar o alcance e os resultados daquilo que já estava sendo feito. Ou seja: reformular a estrutura das campanhas para não apenas sensibilizar os beneficiários, mas também fomentar a produção de metas e informações a partir de uma maior variedade de indicadores”.
Marcio de Mello Pereira, gerente administrativo da Unimed Três Rios
Em julho de 2017, a partir de uma indicação da Federação Unimed Rio, eles foram conhecer a experiência da Unimed Campos, que estava trabalhando com um modelo semelhante de Promoprev.
“Foi quando conhecemos o Previva”, lembra Marcio. “E logo percebemos que essa ferramenta nos permitiria transformar ações pontuais em programas contínuos, capazes de acompanhar as pessoas nessas faixas de risco todos os meses, durante o ano inteiro”.
A primeira impressão foi tão boa que a implantação do sistema na Unimed Três Rios começou logo no mês seguinte.
O processo de implantação do sistema durou de agosto até dezembro de 2017. Durante esse período, a equipe da Unimed Três Rios passou por 80 horas de treinamento e consultoria presencial com os técnicos do Previva. O processo envolveu tanto a equipe do Núcleo de Atenção à Saúde quanto os profissionais de TI da operadora.
Depois de todos estarem bem familiarizados com o sistema, a Unimed Três Rios passou a utilizar o Previva para a gestão de seus Programas de Rastreamento e Detecção Precoce de Neoplasia Mamária e Prostática.
Utilizando o Previva na gestão de Promoprev
Além do software de gestão de crônicos e promoção da saúde, a operadora adquiriu os protocolos de dois programas: Prevenção ao Câncer de Mama e Prevenção ao Câncer de Próstata.
Tudo começa com a seleção de elegíveis, que é o levantamento dos beneficiários que possuem o perfil indicado para inclusão em cada programa. Em seguida, é feito o contato telefônico com cada beneficiário, prestando informações sobre o programa e convidando-o a participar.
Em caso de aceite, a pessoa recebe uma guia autorizada para realização de mamografia digital bilateral (mulheres) ou encaminhamento para consulta ao urologista (homens).
Os resultados das mamografias são encaminhados pelos prestadores ao Núcleo de atenção à Saúde (NAS), que é o setor responsável pela execução dos programas. Em seguida é agendado um atendimento com o médico ginecologista, que informa a beneficiária sobre o laudo e realiza os encaminhamentos necessários.
A captação dos beneficiários do sexo masculino também se dá por convite telefônico. Em caso de aceite, os participantes devem retirar no NAS o encaminhamento ao urologista, que será feito por meio de uma guia de referência e contrarreferência. Após a consulta, a guia do paciente é enviada ao NAS pelos consultórios.
Flexibilidade para gerar novas ações de prevenção
Com a implantação do Previva, todos os dados de atendimento dos programas de Promoprev passaram a ser lançados no sistema e monitorados pela equipe do Núcleo de Atenção à Saúde.
Além de permitirem acompanhar de perto a evolução do perfil de saúde dos beneficiários, com o tempo esses dados produzirão informações relevantes para a criação de novas ações de prevenção envolvendo os participantes dos programas.
Um exemplo é a Oficina de Nutrição, voltada à educação alimentar e criada com o intuito de intervir sobre mulheres que estejam com índice de massa corpórea (IMC) acima do adequado, prevenindo ou reduzindo o risco do surgimento de novas patologias ou seus agravos.
As participantes são captadas a partir de um grupo de beneficiárias que já participam do Programa de Prevenção ao Câncer de Mama da operadora.
“Elas passam por um atendimento com o médico, que depois segue acompanhando seu peso e altura. Nós lançamos esses dados no sistema e futuramente teremos como gerar estatísticas sobre a evolução da obesidade nesse público”, diz Suzana Ribeiro de Medeiros Carvalho, assistente social do Núcleo de Atenção à Saúde.
O fechamento dos dados são feitos a cada trimestre, também por meio do software. “É um sistema muito amplo, que traz vários indicadores para melhorar nossa gestão”, completa Suzana.
A importância dos indicadores para a nota no IDSS
A Unimed Três Rios começou a trabalhar efetivamente com o Previva a partir de janeiro de 2018, no mesmo mês em que teve seus programas de Promoprev aprovados pela ANS.
Desde então, para manter a validação dos programas, a operadora precisa monitorar uma série de indicadores e apresentar resultados concretos anualmente à agência reguladora.
“É muito importante que a gente consiga apresentar todos os indicadores necessários para cumprir as exigências da ANS. E uma das principais vantagens obtidas com o uso do Previva é que ele pode nos dar facilmente esses indicadores”, diz o gerente administrativo da Unimed Três Rios.
“O fato de trabalhar com mais flexibilidade com os indicadores de saúde nos permite renovar constantemente nossos programas para buscar melhores resultados. Não só em relação à ANS, mas realmente dar mais qualidade de vida para os usuários e com isso obter um retorno saudável para a operadora”
Marcio de Mello Pereira, gerente administrativo da Unimed Três Rios
Segundo Marcio, a tecnologia aplicada à medicina preventiva é a ferramenta ideal para atingir esta meta. “Automatizar os processos nos permite trabalhar com o setor de qualidade e o setor de regulação de maneira conjunta para elevar ainda mais nosso IDSS”.
Para os próximos anos, a administração da Unimed Três Rios pretende expandir o escopo das ações gerenciadas pelo Previva com o objetivo de atingir a pontuação máxima no IDSS até 2021.
“A ideia é continuar aperfeiçoando nossos processos e obter dados ainda mais pormenorizados para poder adequar outros programas da operadora às normas da ANS”, afirma Marcio. “Por isso estamos ampliando o foco da aplicação do sistema com o objetivo de otimizar as ações de monitoramento de crônicos e de assistência ao idoso”.
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