OMS atualiza recomendações de consumo de gorduras, açúcar e carboidratos para promover vida mais saudável

A Organização Mundial da Saúde  (OMS) atualizou as diretrizes de consumo de gorduras, açúcar e carboidratos para pessoas acima de dois anos de idade. As novas recomendações foram divulgadas ainda no mês de julho e devem ser utilizadas como base para o desenvolvimento de um estilo de vida e alimentação mais saudáveis.

má alimentação

As novas orientações visam reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Essas doenças representam um desafio significativo para a saúde em todo o mundo devido ao impacto na qualidade de vida, nos sistemas de saúde e nos custos ass ociados ao tratamento e cuidado a
longo prazo.

Consumo de gorduras

A primeira diretriz da OMS é manter a ingestão de gorduras abaixo de 30% do consumo total de energia diária, ou seja, em uma dieta de 2.000 calorias por dia, por exemplo, não se deve ultrapassar 66 gramas de gorduras totais. Além disso, a organização enfatiza que a gordura saturada deve compor no máximo 10% da ingestão de calorias provenientes de gorduras, o que equivale a cerca de 6,6 gramas por dia.

Já as temidas gorduras trans, frequentemente encontradas em alimentos industrializados, não devem ultrapassar 2 gramas por dia. Essas recomendações têm o objetivo de reduzir os riscos associados a doenças cardiovasculares e ao aumento do prazo de validade dos alimentos processados.

Carboidratos e fibras

Em relação aos carboidratos, a OMS aconselha evitar produtos refinados ricos em açúcar, direcionando o foco para alimentos com mais fibras na composição. Essa abordagem busca promover a saciedade, controlar o peso e manter níveis saudáveis de
açúcar no sangue.

O novo relatório estabelece um limite de 5 a 10 colheres de chá de açúcar por dia como o máximo recomendado. Para as fibras, a ingestão indicada é de 25 gramas por dia, com variações de acordo com a faixa etária. Crianças de 2 a 5 anos devem consumir 15 gramas de fibras por dia, enquanto aqueles de 6 a 9 anos devem aumentar para 21 gramas, e aqueles com mais de 10 anos devem alcançar os 25 gramas diários.

A organização também enfatiza a importância do consumo diário de frutas e vegetais, recomendando que adultos ingiram pelo menos 400 gramas desses
alimentos diariamente.

Futuro mais saudável

Essas novas diretrizes, aliadas às atuais recomendações sobre açúcares livres, adoçantes não açucarados e sódio, têm como objetivo central promover o conceito de dietas saudáveis. Elas desempenham um papel fundamental na prevenção de uma ampla gama de doenças, sendo consideradas um dos métodos mais eficazes para promover a saúde e o bem-estar a longo prazo.

Adotar um padrão alimentar equilibrado e variado é um investimento valioso para a saúde a longo prazo.

Sobre a Previva

O software de medicina preventiva Previva auxilia as operadoras de saúde no gerenciamento de programas de Atenção Primária à Saúde, tornando possível traçar o perfil dos beneficiários e desenvolver programas personalizados que atendam às necessidades específicas de cada grupo.

Além disso, o Previva possibilita a geração de relatórios e gráficos, bem como a personalização da gestão dos indicadores, o que permite um acompanhamento mais eficaz do progresso individual e/ou coletivo dos pacientes nos programas.

 

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]