4 indicadores de gestão que devem ser levados em conta pelas operadoras de planos de saúde
Em 2007, a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, criou o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS), com o objetivo de avaliar o desempenho das operadoras de saúde no Brasil. O IDSS mostra uma pontuação que variaentre 0 a 1, a qual representa o desempenho de todas as operadoras de planos de saúde do país. O índice é calculado a partir de quatro indicadores de gestão.
Os critérios de análise são: Atenção à Saúde, Econômico-financeira, Satisfação do Beneficiário e, por último, Estrutura e Operação. A parte de Atenção à Saúde avalia processos e práticas realizados pela operadora para os seus beneficiários, a fim de favorecer e facilitar o acesso necessário aos serviços essenciais de saúde, além de atendimento integral e qualificado aos beneficiários. Dentre os critérios, o de Atenção à Saúde é o que tem maior peso, responsável por 40% da pontuação.
Em Estrutura e Operação, a ANS verifica o desempenho, estrutura e resultados das operadoras de saúde que tem impacto na saúde dos beneficiários. Já na área Econômico-financeira, é acompanhado o andamento dos investimentos das operadoras de saúde, para garantir que as mesmas tenham condições de proporcionar serviços e atendimentos adequados. Por último, a Satisfação do Beneficiário, no qual a ANS mede o grau de satisfação do cliente e investiga possíveis causas de insatisfação em relação ao serviço prestado. Esses três indicadores de gestão têm a mesma participação no IDSS: 20% da nota.
Os indicadores de gestão têm influencia principalmente na qualidade do atendimento e podem ser melhorados com a medicina preventiva. Por exemplo, uma boa pontuação em Atenção à Saúde significa que aquela operadora utiliza procedimentos que garantem um pronto-atendimento aos seus clientes. A prevenção de doenças tem participação nessa parte, pois com ela a pessoa fica menos doente e procura o médico com antecedência. Além disso, o índice de Satisfação do Beneficiário também sofre progresso quando a pessoa passa a fazer parte de programas de medicina preventiva e percebe que a operadora está preocupada com sua saúde em todos os momentos, e não só quando está doente.
É importante lembrar ainda que a classificação do IDSS da operadoras de planos de saúde pode ser consultada por qualquer consumidor, por isso é preciso estar em constante evolução para melhorar os índices e se conquistar uma boa pontuação.
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