Envelhecimento da população brasileira impulsiona medicina preventiva

O envelhecimento populacional é algo que está assolando o mundo inteiro. No Brasil, dados divulgados pelo IBGE no Censo de 2022, mostram que a população idosa chega ao número de 31,2 milhões de pessoas, representando 14,7% dos brasileiros. Em comparação com o Censo de 2010, é um aumento de 39,8% no período de 2012 a 2021. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em aproximadamente três décadas, o número de pessoas idosas será equivalente ao número de crianças (pessoas que têm entre zero e 14 anos), que atualmente é de 40 milhões.

Um dos fatores do crescimento na quantidade de idosos no país é o aumento da expectativa de vida, atualmente estimado em 75,5 anos. Em termos de gênero, a expectativa de vida para as mulheres atingiu 79 anos, enquanto para os homens, a média foi de 72 anos.

Desafios da população idosa

Junto ao envelhecimento, é possível perceber também uma série de desafios que atingem essa população. Algumas dessas dificuldades incluem doenças crônicas, isolamento social e em alguns casos a mobilidade limitada, que impactam diretamente na qualidade de vida desses indivíduos.

Por isso é importante que a abordagem para enfrentar esses desafios contemple programas de saúde preventiva, tais como: check-ups regulares e exames preventivos; educação contínua sobre a gestão de condições crônicas e redes de suporte; programas que promovam a prática regular de atividades físicas; e orientações acerca de uma
dieta balanceada.

São vários os aspectos que envolvem o envelhecimento. Considerando isso, é preciso trabalhar com mudanças de padrão para que não se veja a velhice como uma doença ou ainda como uma “época de perdas”, uma vez que, considerando a expectativa de vida, uma pessoa pode viver de 15 a 20 anos na “terceira idade” – ou até mais.

Previva

O Previva é uma ferramenta importante nas ações de medicina preventiva e pode ser aplicado para coordenar essas ações para o público da melhor idade. O software permite o gerenciamento eficiente de programas de Atenção Primária à Saúde, possibilitando a personalização de programas que atendam às necessidades específicas de cada
grupo de beneficiários.

O Previva não apenas facilita a personalização de programas, mas também oferece a geração de relatórios e gráficos detalhados. Isso possibilita um acompanhamento eficaz do progresso individual e coletivo dos pacientes nos programas de prevenção, contribuindo para o aumento do número de diagnósticos precoces.

 

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]