Vantagens da medicina preventiva para a acreditação de operadoras de saúde


 

pulse-818378_1280Um dos argumentos que mais replicamos aqui no blog Previva é o quanto os programas de medicina preventiva melhoram a qualidade de vida da população e ajudam na redução dos custos assistenciais para as organizações. Agora queremos reforçar também a importância das iniciativas preventivas dentro do programa da ANS para a acreditação das operadoras de saúde.

A acreditação de operadoras de saúde é um programa instituído em 2011 pela Agência Nacional de Saúde (ANS) a partir da Resolução Normativa nº 277, ou RN 277, para melhorar a qualidade da saúde suplementar no Brasil.

O programa, que passa pelo crivo do INMETRO, resulta em uma certidão às operadoras de saúde, que pode ser conferida em 3 níveis:

 

1. Operadoras de planos de saúde avaliadas entre 90 e 100 pontos;

2. Operadoras de planos de saúde avaliadas entre 80 e 89 pontos;

3. Operadoras de planos de saúde avaliadas entre entre 70 e 79 pontos.

 

Para atingir um desses níveis, a operadora é avaliada em sete dimensões, que incluem 147 itens. As dimensões são:

 

  1. Melhoria da qualidade;
  2. Desempenho da rede prestadora;
  3. Gerenciamento das ações do serviço de saúde;
  4. Satisfação do beneficiário;
  5. Programas de promoção à saúde e gerenciamento de casos complexos e crônicos;
  6. Estrutura e operação;
  7. Gestão e liderança.

 

A adesão ao programa é voluntária, mas a acreditação de operadoras de saúde é um instrumento que une todos os principais pontos para uma boa gestão dos serviços, da administração de processos à saúde financeira organizacional, uma preparação que consolida a atuação da operadora.

 

Onde entra a medicina preventiva?

Operadoras de saúde que investem em programas e campanhas de medicina preventiva são beneficiadas no processo de acreditação. As ações preventivas incidem sobre as já citadas dimensões 4 (Satisfação do beneficiário) e 5 (Programas de promoção à saúde). Quanto maior o controle sobre os resultados das ações preventivas, mais preparada fica a organização para a conquista do certificado de acreditação de operadoras de saúde.

 

Em breve voltaremos a falar sobre medicina preventiva e acreditação de operadoras. Você tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário que teremos satisfação em responder.

 

 

Medicina-preventiva-como-ferramenta-de-promoção

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?