Como a primeira Unimed do país modernizou em poucos meses a gestão de seus programas de saúde


Primeira cooperativa médica do mundo, fundada há mais de meio século, a Unimed Santos hoje aposta na tecnologia para administrar seus programas de prevenção e promoção da saúde.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida de seus mais de 180 mil beneficiários, oferecendo serviços como o acompanhamento de pacientes crônicos e ações educativas.

Distribuídos em uma área de abrangência que inclui nove municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira, em São Paulo, todos os associados da operadora têm seu perfil monitorado por um sistema especializado em gestão de medicina preventiva.

Unimed Santos equipe

A partir de novembro de 2017, com a adoção do Previva, tanto o cadastro quanto o acompanhamento dos beneficiários nos programas de prevenção e promoção da saúde (Promoprev) ganharam muito mais agilidade.

“Os processos de cadastramento e agendamento, que anteriormente demoravam de 8 a 10 minutos, hoje são realizados em aproximadamente 2 minutos”, observa Deborah de Barros Oliva Carvalho, coordenadora do espaço Viver Bem da Unimed Santos.

“Um dos nossos objetivos com o Previva era justamente implementar o perfil de saúde populacional na nossa gestão e ter a possibilidade de customizá-lo conforme nossas necessidades”, completa Deborah.

Investimento em medicina preventiva

Inaugurado em março de 2017, o Viver Bem é o maior exemplo dos investimentos que a Unimed Santos vêm fazendo na medicina preventiva e na gestão de seus programas de saúde.

O espaço, que ocupa uma área de mais de 400 m², conta com uma equipe multiprofissional formada por 30 colaboradores, entre médicos, nutricionistas, psicólogas, enfermeiros e educadores físicos.

São sete consultórios, sala de acolhimento, espaço exclusivo para atividade física monitorada, sala de medicação, sala de coleta de preventivo feminino, sala de telemonitoramento e repouso, além das dependências administrativas. Há também um pequeno auditório para palestras e desenvolvimento de programas de saúde.

Unimed Santos Viver Bem
Espaço Viver Bem, da Unimed Santos
Viver Bem Unimed Santos
Atividade física para terceira idade

Entre os programas desenvolvidos e coordenados pela equipe do Viver Bem estão:

  • Programa Antitabagismo
  • Programa de Atenção à Gestante
  • Programa de Gerenciamento de Saúde (telemonitoramento)
  • Programa de Planejamento Familiar
  • Programa de Combate à Ansiedade, Depressão e Estresse (ANDE)
  • Programa de Atenção Primária à Saúde (APS)
  • Programa de Atividade Física
  • Programa de Cirurgia Bariátrica
  • Programa Viver Bem nas Empresas

Todos estes programas foram cadastrados no Previva e suas atividades e gestão passaram a ser feitas no sistema.

“Após a implantação do Previva, ficou muito mais fácil montar grupos e acompanhar os resultados destes programas, em especial no telemonitoramento de crônicos”, conta a coordenadora do Viver Bem.

A nova solução permite agrupar os beneficiários de acordo com o perfil de saúde de cada um, facilitando e otimizando a seleção de elegíveis. Dessa forma, só é convidado a participar de um programa quem se enquadra nos requisitos determinado pelos gestores. Isso aumenta o engajamento e a eficácia das ações preventivas.

Mais eficiência na gestão de indicadores

Segundo José Renato Paranhos, gerente executivo de recursos próprios da Unimed Santos, até o final de 2017 a operadora usava outro software para administrar suas ações de medicina preventiva.

A busca por uma nova solução se deveu, entre outros motivos, à necessidade de otimizar a gestão dos indicadores de desempenho, tanto de saúde quanto financeiros.

Com a adoção do Previva, agora é possível acompanhar de perto todas essas informações, apresentadas em relatórios gerenciais e populacionais que podem ser adaptados para as necessidades específicas dos gestores.

Integração com o Sistema Cardio

A nova plataforma de medicina preventiva veio atender uma outra importante demanda da Unimed Santos: a possibilidade de trocar informações com o Cardio, sistema de gestão de operadoras utilizado pela rede Unimed.

Para garantir uma integração eficiente, antes da implantação do Previva foram feitas diversas análises de processo e aderência em colaboração com o time do Viver Bem e da TI da Unimed Santos.

“A equipe do Previva nos auxiliou desde o início através de reuniões por videoconferência, de forma presencial e por telefone. Apoio e suporte 100%, com um elevado nível de conhecimento técnico e comprometimento”, avalia José Renato. “Posso dizer que o processo de implantação foi um sucesso!”

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?