Revisão do programa de medicina preventiva: quando fazer?


revisao-programa-medicina-preventivaPara iniciar um programa de medicina preventiva, as empresas e instituições de saúde devem seguir uma série de exigências da ANS, que você pode conferir no nosso e-book sobre legislação para medicina preventiva. Mas você sabe quando é preciso fazer a revisão do programa de medicina preventiva?


O indicado é que seja feita, no mínimo, uma revisão do programa de medicina preventiva durante a sua duração. O melhor período é no meio do seu desenvolvimento. Por exemplo: nos programas com seis meses de duração, deve-se fazer a revisão depois de três meses. Nesse momento, é preciso avaliar todas as ações em andamento e também discutir o planejamento para as próximas etapas. A manutenção do programa serve para rever as estratégias e alinhar novas atividades de acordo com o que está sendo desenvolvido.

Para isso, é importante que também seja feito o acompanhamento e a atualização do perfil epidemiológico dos participantes dos programas. Nesse caso, usar um sistema de gestão de medicina preventiva facilita e agiliza essa tarefa, uma vez que as informações necessárias ficam disponíveis em relatórios gerados automaticamente pela própria ferramenta. Na revisão do programa de medicina preventiva, o acompanhamento do perfil epidemiológico é fundamental que seja verificado se não houve mudança no público-alvo ao longo do andamento das ações. Se for identificado um novo perfil, é possível rever as atividades ou até mesmo desenvolver um novo programa.

Por último é importante lembrar que o programa de medicina preventiva deve estar sempre atualizado na ANS. Para fazer a atualização, é preciso preencher o Formulário de Alteração, onde o responsável pode modificar as informações mesmo após o programa estar em andamento. O Formulário de Alteração pode ser enviado em qualquer época do ano, podendo ser reenviado mais de uma vez caso necessário.

hb.prever-racionalizar-custos-assistenciais

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?