3 ações para implantar em programas de promoção da saúde


Cuidar da saúde é uma tarefa de alta responsabilidade, principalmente quando se trata de prevenção de doenças. É preciso planejar as ações de medicina preventiva com antecedência, atenção e cautela, para que o resultados finais sejam atingidos.

Por isso, separamos neste artigo três ações para você implantar nos seus programas de promoção da saúde.

medicopaciente

1. Monitoramento do estado de saúde

Seus programas de medicina preventiva devem ser previamente planejados a fim de levantar todas as questões que envolvem a qualidade de vida dos participantes, tais como antecedentes familiares e hábitos de vida.

Por isso, é fundamental que a sua operadora monitore constantemente o quadro geral de saúde dos beneficiários.

A partir desta coleta, é possível adequar as atividades dos programas às reais necessidades da população envolvida.

Para facilitar na tarefa de monitoramento, você pode contar com o apoio de um sistema de gestão para programas de promoção da saúde.

Esses sistemas têm a função de auxiliar na organização das ações, o que torna o projeto mais eficiente e contribui para a redução dos custos operacionais dos programas.

2. Programa nutricional

Outra ação que pode ser implantada é a inclusão de programas nutricionais e de reeducação alimentar voltados para a medicina preventiva.

Nesses casos, é importante ter o acompanhamento de um profissional para orientação, como nutricionistas e endocrinologistas.

Para esses projetos, deve ser feita principalmente a conscientização dos participantes sobre uma dieta balanceada, que traz benefícios como a redução de índices de diabetes, pressão alta, colesterol, entre outros.

3. Incentivo ao exercício físico

Os programas de promoção da saúde têm o objetivo de promover a qualidade de vida dos participantes, diminuindo o aparecimento de doenças e, consequentemente, os gastos com tratamentos.

Para atingir essas metas, incentivar a prática de atividades físicas entre seus beneficiários é fundamental, pois os exercícios contribuem muito para a melhora da saúde e o bem-estar de todos.

Essas ações trazem benefícios tanto para os participantes quando para os gestores dos programas de promoção da saúde. Lembre-se de estudar a demanda e fazer planejamentos para ter projetos eficazes e assertivos!

programa de medicina preventiva

Crédito de Imagem: Jorgejesus4

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?