Planos de saúde coletivos: benefícios da medicina preventiva nas organizações


Os planos de saúde coletivos são aqueles contratados por empresas ou grupos, como sindicatos ou associações. Uma das grandes vantagens desta modalidade é o custo, mais acessível, já que reúne um número maior de beneficiários.

Surge aí uma oportunidade para os planos de saúde: oferecer programas de medicina preventiva nas organizações, com foco nas necessidades e anseios de grupos específicos.

planos de saúde coletivos

A medicina preventiva nas organizações é determinante para a promoção da saúde e da qualidade de vida, cabe às empresas e operadoras de saúde usufruirem mais disso.

Segundo a CEO da Aliança para a Saúde Ocupacional (ASAP), Milva Gois, quando as organizações tiverem consciência que concentram o maior número de beneficiários dos planos coletivos, poderão promover uma transformação no mercado de saúde.

Como promover ações de medicina preventiva nas organizações

A tecnologia da informação pode ser uma forte aliada dos planos de saúde, pois facilita a geração de informações estratégicas sobre os beneficiários. Conhecendo melhor o perfil epidemiológico de cada público, fica muito mais fácil para o plano de saúde estimular ações de medicina preventiva nas organizações. Com isso todos ganham: os colaboradores, as empresas e os planos de saúde.

A medicina preventiva nas organizações pode promover ações específicas para combater dores nos pescoço ou ombros, muito relatadas por profissionais que permanecem muito tempo em frente ao computador. Já quem trabalha na linha de montagem de uma fábrica, por exemplo, fica mais exposto a Lesões por Esforço Repetitivo, enquanto profissionais de TI apresentam um alto nível de estresse. Cada um desses perfis possui necessidades diferentes, mas todos querem manter a saúde e a qualidade de vida.

A ASAP atua em prol da Gestão de Saúde Populacional e defende a mudança do modelo reativo, que espera a doença chegar para então tratá-la, por um modelo proativo, que mapeia as populações de risco, identifica possíveis doenças e age para evitá-las.

Os softwares de gestão para a área da saúde facilitam ações de medicina preventiva nas organizações. Com a tecnologia fica mais fácil e rápido controlar os dados, mapear perfis e investigar outros indicadores. Cabe aos planos de saúde oferecer mais esse benefício para as organizações e seus colaboradores.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?