Por que é importante traçar o perfil da saúde da população para programas de medicina preventiva


Os programas de medicina preventiva geram diversos benefícios para as operadoras de saúde. Eles viabilizam, por exemplo, a redução de custos com tratamentos caros, o aumento da satisfação do cliente e a melhoria na qualidade de vida do beneficiário.

Porém, para iniciar o planejamento dos programas de promoção à saúde, os responsáveis devem levantar o perfil da saúde da população.

O perfil da saúde é um estudo feito para identificar o quadro de saúde da população. Operadoras que iniciam programas de medicina preventiva sem saber como está a saúde dos seus beneficiários correm o risco de não terem adesão dos participantes e das ações estarem desalinhadas com o que realmente seria necessário.

perfil-da-populacao

Traçar o perfil da saúde da população não é uma tarefa rápida, mas é muito importante para a operadoras de planos de saúde. Os programas de medicina preventiva que iniciam o planejamento com o levantamento dessas informações são mais eficientes.

Ao realizar o mapeamento da saúde dos beneficiários, os gestores conseguem avaliar a situação e identificar os pontos críticos que precisam de solução imediata. Dessa forma, as ações serão voltadas aos problemas de forma pontual, facilitando o trabalho dos profissionais e contribuindo para a melhoria da saúde da população.

Atualmente existem tecnologias que contribuem para o levantamento do perfil epidemiológico. Essas ferramentas facilitam o trabalho de coleta das informações, otimizam a rotina dos colaboradores e diminuem o número de erros.

Com o uso de sistemas, também é possível utilizar filtros para analisar os dados de acordo com perfis: homens X mulheres, crianças X adultos, entre outros.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo.

programa de medicina preventiva

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?