Novembro Azul e a promoção da saúde integral do homem


Criado em 2003 na Austrália, o movimento Movember rapidamente ganhou o mundo levando a mensagem da conscientização a respeito das doenças típicas do sexo masculino, em especial a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou no Brasil uma campanha inspirada nesse movimento e a batizou de Novembro Azul.

novembro azul

Desde então, o mês de novembro tem sido escolhido pelos profissionais da área de saúde como o período ideal para divulgar a promoção da saúde masculina.

Todos os anos, o instituto contabiliza milhares de ações realizadas durante todo o mês, incluindo a iluminação de pontos turísticos, adesão de celebridades, ativações em estádios de futebol, corridas de rua e em autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Campanha com foco ampliado

A partir de 2016, a campanha Novembro Azul teve seu foco ampliado com a intenção de se tornar um movimento permanente pela saúde integral do homem.

A proposta agora é ir além da prevenção do câncer de próstata para abranger todo o espectro de doenças ligadas ao sexo masculino.

Além do câncer de próstata, a campanha também alerta a respeito dos principais problemas que podem afetar a saúde masculina da infância à terceira idade:

  • Nos primeiros anos de vida é comum a ocorrência de fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata);
  • Entre os adolescentes surgem a arritmia cardíaca, as doenças sexualmente transmissíveis e a ejaculação precoce;
  • Na fase adulta aparecem doenças como cálculo urinário e diversos tipos de câncer;
  • Por fim, na terceira idade, é mais comum a ocorrência de diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial.

Sua operadora pode aproveitar esta época do ano para esclarecer seus beneficiários a respeito dos principais exames preventivos que devem ser feitos pelos homens em cada fase da vida.

Vencendo o câncer de próstata

Mesmo com a ampliação do foco, o principal alvo da campanha Novembro Azul continua sendo a prevenção do câncer de próstata.

Motivos para isso não faltam.

Afinal, trata-se do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, responsável por mais de 13 mil mortes anuais – o equivalente a uma a cada 40 minutos.

Como se isso não bastasse, segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no Brasil em 2016.

Como esse tipo de câncer não apresenta sintomas no estágio inicial, é importante que o homem identifique se possui algum fator de risco, como parentes que já tiveram a doença ou hábitos de vida pouco saudáveis.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode se dar por meio de um simples exame de sangue, conhecido como PSA. Caso este exame dê positivo, recomenda-se a realização do exame de toque retal para uma avaliação mais precisa.

A orientação do Ministério da Saúde é discutir com o paciente a real necessidade dos exames de rastreamento.

O recomendado é que os homens comecem o acompanhamento com um urologista a partir dos 50 anos. Caso haja algum fator de risco, a partir dos 45. No caso de ter algum parente de primeiro grau com câncer de próstata, o ideal é começar aos 40 anos.

Ao realizar campanhas de conscientização, acima de qualquer preconceito ou receio quanto à realização do exame, a principal informação a ser transmitida ao público masculino é que o sucesso do tratamento depende do estágio em que o câncer for diagnosticado.

Procure deixar um fato bem claro para seus beneficiários:

Se detectado inicialmente, o câncer de próstata tem 90% de chances de ser vencido.

É justamente pela importância da prevenção no combate a esta doença, que movimentos como o Novembro Azul têm se tornado grandes aliados nos programas de medicina preventiva das operadoras de saúde.

O Novembro Azul na sua operadora

Mesmo não estando envolvidas diretamente nas ações organizadas pelo instituto, muitas operadoras de saúde costumam fazer campanhas de conscientização durante o mês de novembro.

Entre as atividades que podem ser realizadas estão encontros internos para discussão da saúde masculina, palestras e distribuição de material informativo, ações em lugares públicos ou mesmo eventos para promover a prática da atividade física.

O importante é trazer o assunto à tona, levar informação e motivar uma mudança de comportamento em seus beneficiários!

Sua operadora já tem alguma iniciativa promover a saúde integral do homem durante o Novembro Azul? Compartilhe conosco a sua experiência.

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