Minha operadora precisa de gestão de processos agora?


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Técnicas de gerenciamento podem ter foco em pontos específicos de uma empresa. Algumas trabalham com dados, outras com pessoas. Mas existe uma terceira vertente de métodos para gestão: a chamada gestão de processos, que consiste em analisar e otimizar processos internos da empresa para otimizar os resultados. Essa técnica é tida por muitos especialistas como uma das que dá retorno mais rapidamente, já que influencia diretamente na estrutura da empresa. É muitas vezes a peça que falta no quebra-cabeça para uma gestão mais eficiente. Veja como a gestão de processos pode ajudar a sua operadora.

Benefício da gestão de processos

  • Otimização do tempo: mapear os processos de forma correta e encontrar soluções melhores – e possivelmente mais rápidas – vai criar uma economia de tempo na sua empresa. Dessa forma é possível eliminar retrabalhos, focar ainda mais a atenção dos colaboradores e automatizar certos processos.
  • Integração entre as áreas: mapear mais claramente os processos criará uma aproximação entre as áreas da operadora de saúde, já que todos saberão seus papéis e qual fluxo de trabalho deve ser seguido. Esse item é especialmente interessante para operadoras que possuem programas de prevenção à saúde. Integrar as áreas de gestão de beneficiários e financeiro pode ser uma boa forma de ver quem precisa ter um acompanhamento mais próximo na prevenção.
  • Mais qualidade nos serviços oferecidos: processos mais eficientes e eficazes geram um serviço com mais qualidade para o cliente. No caso da operadora de saúde isso afeta o relacionamento com o beneficiário e poderá diminuir taxas de evasão e o volume de reclamação junto à ANS.

Como saber se a operadora de saúde precisa de gestão de processos

Os processos da empresa deveriam acontecer de forma simples, equilibrada e bem integrada entre as áreas. Quando acontecem interrupções nesses processos é possível detectar problemas que podem afetar diferentes áreas da empresa. Veja alguns deles abaixo:

  • Indicadores de atendimento ao cliente baixo: o cliente é um bom indicador de como estão os processos internos. Afinal, ele está no final de processo e todos os problemas internos podem acabar refletidos no atendimento.
  • Alocação desnecessária de recursos financeiros e pessoas: desperdiçar muito tempo e recursos em atividades que deveriam ser resolvidas rapidamente é outro indicador de que a sua operadora precisa rever alguns processos.

Decidir investir em gestão de processos demanda dedicação de toda a empresa para mudar e pode pode trazer bons frutos em pouco tempo.

Ficou com alguma dúvida sobre a gestão de processos? Acha que seria interessante aplicá-la na sua operadora? Comente abaixo!

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