A importância da mamografia na prevenção do câncer de mama


mamografiaSegundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama ainda é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo inteiro e o mais comum entre as mulheres. Para 2014, somente no Brasil, esperam-se 57.120 novos casos. As taxas de mortalidade no país devido ao câncer de mama ainda são bastante elevadas, principalmente porque a doença é diagnosticada em estágios avançados. Nesse cenário, destacamos a importância da mamografia na prevenção do câncer de mama.
A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doenças são minimizados.

É importante ressaltar que a mamografia é um exame complementar, mas não deve ser substituído pelo ultrassom ou pelo autoexame, que também são fundamentais para a prevenção do câncer de mama.

Para as operadoras de plano de saúde, além de contribuir para a saúde dos beneficiários, orientar as mulheres a realizarem a mamografia na prevenção do câncer de mama pode reduzir os custos, pois é mais barato pagar uma mamografia do que um tratamento de câncer em estágio avançado.

De forma geral, a indicação é que seja feita a mamografia na prevenção do câncer de mama anualmente para mulheres a partir dos 39 anos ou aquelas que apresentam história da doença na família. Procure um profissional, consulte seu médico e veja o melhor momento para iniciar a prevenção.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?