Boas práticas para levantamento do perfil de saúde


perfildesaude

A prática de triagem na medicina é utilizada nas situações em que os profissionais precisam definir qual paciente será atendido com prioridade. Isso acontece principalmente em casos de emergência, nos quais é preciso avaliar estado de cada doente para atender aquele que estiver com o quadro clínico mais grave primeiro. Mas mesmo quando não há urgência de atendimento, é possível fazer essa pré-seleção das pessoas, como, por exemplo, o levantamento do perfil de saúde.

Nos programas de promoção à saúde, é preciso se certificar de que os participantes realmente são ideais para cada tipo de ação. Na primeira entrevista de levantamento do perfil, devem ser feitas perguntas a respeito de histórico familiar e outro problemas de saúde que podem voltar a aparecer, pois a medicina preventiva tem a função de, sobretudo, prevenir o surgimento de doenças, antes mesmo de pensar em tratamento.

Essa etapa de triagem é importante também para a empresa definir quais programas precisam ser colocados em prática primeiro. Por exemplo, se for identificado um grande número de colaboradores diabéticos, é preciso iniciar ações para diminuir essas taxas. Isso faz com que a as atividades se tornem mais assertivas e os esforços não sejam desperdiçados.

Aplicar métodos para o levantamento do perfil de saúde é uma boa opção para quem deseja evitar erros e aumentar a assertividade dos programas de promoção à saúde. Essa prática pode ser ainda aliada a elegibilidade de pessoas, já que as duas possuem funções semelhantes: selecionar melhor os participantes.

O que você acha sobre as práticas de levantamento do perfil de saúde? Compartilhe sua opinião pelos comentários abaixo.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?