O que faz um médico especialista em medicina preventiva?

Mais do que tratar um doente, o médico especialista em medicina preventiva tem como meta manter a saúde de uma população e evitar o desenvolvimento de doenças. Sua atuação se dá em todos os níveis da prevenção. Isso envolve não só prevenir o surgimento de doenças em pessoas saudáveis, como também retardar o desenvolvimento de enfermidades já instaladas e minimizar suas complicações para o paciente.

especialista em medicina preventiva

A medicina preventiva é uma especialidade médica que começou a ganhar força a partir da década de 1980, inicialmente nos Estados Unidos. Seu desenvolvimento foi impulsionado pela preocupação com os altos custos de tratamento no sistema de saúde americano.

A importância do trabalho destes profissionais ficou evidente principalmente depois de alguns estudos comprovarem que o investimento em ações de prevenção e promoção da saúde implica em uma redução significativa das despesas com tratamentos em fases avançadas de doenças como câncer e diabetes, por exemplo.

As ações preventivas na saúde influem diretamente na redução dos fatores de risco que podem provocar doenças ou deficiências. Dessa forma, o especialista em medicina preventiva deve estar sempre atento aos aspectos da assistência médica que podem evitar o desenvolvimento ou o agravo de problemas de saúde.

Diagnóstico precoce e educação em saúde

Uma das principais ferramentas do médico que atua nessa área é o diagnóstico precoce. Por meio de exames de saúde regulares, ele busca detectar fatores de risco em sua fase inicial. Dessa forma, pode intervir para impedir o desenvolvimento da doença ou iniciar o tratamento a tempo de minimizar os danos à saúde do paciente.

Estas intervenções costumam envolver um trabalho intensivo de educação em saúde, que possa estimular hábitos saudáveis entre a população atendida. Ou seja: todo médico especialista em medicina preventiva também tem um pouco de educador!

Se forem bem sucedidas, estas estratégias vão diminuir os gastos do sistema com medicamentos, internações e procedimentos de alta complexidade. Além disso, para as operadoras que trabalham com saúde corporativa, o resultado se torna evidente ao se verificar um aumento na produtividade dos trabalhadores e uma redução do absenteísmo no trabalho.

O que esperar de um especialista em medicina preventiva

Todo médico especialista em medicina preventiva deve estar capacitado para:

  • Realizar estratificação de risco, rastreamento e diagnóstico precoce das doenças mais prevalentes e relevantes.
  • Elaborar de recomendações individualizadas e baseadas em evidências para mudança de estilo de vida, a promoção da saúde e o envelhecimento saudável.
  • Realizar educação do paciente e intervenção motivacional para controle dos fatores de risco modificáveis.
  • Realizar a promoção, estruturação, monitoramento e avaliação de programas de bem-estar e de medicina preventiva em seus diversos contextos.

O especialista em medicina preventiva como gestor

Por ter uma formação voltada para a execução e o planejamento de ações de medicina preventiva, o médico especialista é a pessoa ideal para coordenar um departamento de cuidados preventivos em operadoras de saúde. Isso envolve programas de bem-estar, campanhas de checkup e diagnóstico precoce, grupos de apoio a pacientes com doenças crônicas, entre outras atividades.

O gestor deve ter a capacidade de combinar qualidade, eficiência e sustentabilidade nestas ações, coordenando uma equipe multiprofissional capacitada, mantendo os pacientes bem informados, reduzindo a burocracia e promovendo o uso racional de recursos.

Dessa forma, para poder atuar como gestor, o médico especialista em medicina preventiva deve saber articular as áreas de gestão, atenção e educação em saúde.

Como se vê, trata-se de um profissional de extrema importância para o bom funcionamento de qualquer estratégia de prevenção e promoção da saúde. Sua operadora precisa estar atenta a todos estes aspectos não apenas no momento de contratar um médico especialista em medicina preventiva, mas, principalmente, quando for designá-lo para coordenar qualquer iniciativa nessa área.

 

Para entender melhor tudo o que envolve o trabalho do médico especialista e ajudá-lo a obter melhores resultados no três níveis da medicina preventiva, recomendamos a leitura do e-book abaixo. Basta clicar na imagem para fazer o download gratuito:

Como obter resultados nos três níveis da medicina preventiva

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?