Engajamento de usuários: corridas ajudam a divulgar a causa da medicina preventiva


engajamento de usuarios

É cada vez mais comum encontrar pessoas que aderiram às corridas de rua. Nas redes sociais, nossos amigos postam fotos e estatísticas a respeito de distâncias percorridas. Muitas vezes esses entusiastas até mesmo participam de grandes competições. Essas provas se tornam populares a cada ano e são um modo excelente de divulgar a causa da medicina preventiva e de aumentar o engajamento de usuários nas operadoras de saúde.

Os efeitos da corrida na saúde de quem a pratica são inúmeros.  A atividade ajuda a diminuir a gordura corporal, reduzir a pressão sanguínea, regular o sono, baixar os níveis de colesterol, tonificar os músculos da parte inferior do corpo, além de aliviar a tensão.  Como consequência, os praticantes do esporte previnem uma série de doenças.

De acordo com uma pesquisa do Ministério do Esporte, 45,9% dos brasileiros são sedentários. Quanto menos se pratica atividades físicas, mais aumentam as despesas com saúde. O tempo de internação hospitalar de uma pessoa sedentária também costuma aumentar.  

Um estilo de vida sedentário pode resultar em aumento de até 16% com os gastos com a saúde, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ou seja, praticar esportes, como a corrida, é vantajoso até mesmo para o bolso e, principalmente para as operadoras. Beneficiários de plano de saúde que praticam esporte acabam gastando menos com consultas, medicamentos, internações e exames médicos e, por isso, a importância do engajamento de usuários nessa prática é enorme.

A Unimed é uma das grandes responsáveis pela popularização das corridas de rua. A operadora de planos de saúde promove um circuito de provas que reúne milhares de pessoas anualmente, realizando um importante engajamento de usuários. Veja abaixo o depoimento do supervisor de Medicina Preventiva da Unimed Campinas, Samuel Marson:

A Unimed é uma das grandes responsáveis pela popularização das corridas de rua. A operadora de planos de saúde promove um circuito de provas que reúne milhares de pessoas anualmente, realizando um importante engajamento de usuários. É o que ocorre em Campinas, onde a Unimed, que além de estimular essa prática entre seus beneficiários, promove um circuito de corridas, conforme cita Samuel Marson, supervisor de Medicina Preventiva da Unimed Campinas: “Nosso trabalho não se limita a educação. Cabe à Medicina Preventiva incentivar atividades que auxiliem os beneficiários a manterem a qualidade de vida. Estimular a corrida pode ser um atrativo, desde que planejado de forma estruturada. Além do acompanhamento do educador físico, é importante trabalhar com uma equipe multidisciplinar (terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia e nutrição) para incentivar as pessoas a adquirirem cada vez mais hábitos saudáveis e ajudar na conscientização da prevenção.”

Vale destacar que investir em medicina preventiva é um dos fatores que contribuem para uma melhor avaliação das operadoras junto à ANS. Realizar atividades que valorizem a qualidade de vida demonstra que a operadora se preocupa com os beneficiários, o que reflete na avaliação positiva.

A sua operadora de saúde já organizou alguma corrida para aumentar o engajamento dos usuários à medicina preventiva? Descreva sua experiência abaixo.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?