É possível calcular o ROI de programas preventivos em saúde?


moedasA sigla ROI significa retorno sobre investimento, que nada mais é do que a relação entre o dinheiro que volta (ou não) após ser investido. Por exemplo, em publicidade o ROI indica o lucro que uma empresa teve em relação ao custo de uma campanha publicitária, medida com números de vendas ou outros. Já no setor na saúde, mais especificamente na área dos planos de saúde, os investimentos são voltados principalmente para a medicina preventiva, o que torna ainda mais importante medir o ROI de programas preventivos.

Medir o ROI de programas preventivos não é uma atividade fácil devido ao grande número de variáveis que influenciam esse cálculo. A principal delas é a saúde das pessoas, que pode melhorar ou piorar de forma imprevisível. Analisar o retorno sobre o investimento em programas preventivos significa o quanto um programa gera de impacto financeiro em relação ao custo investido.

Algumas ferramentas de gestão possuem métodos para medir o ROI de programas preventivos. Uma das formas é calcular quanto “custa” uma pessoa antes e depois de ser incluída em um programa de medicina preventiva. Com a ferramenta, é possível visualizar se a pessoa estava frequentando muito o pronto-socorro em vez de realizar exames preventivos, que sairia menos custoso para os planos de saúde. Após participar das ações de prevenção de doenças, esse paciente passará a ir menos vezes ao pronto-socorro, passando a ter inclusive mais qualidade de saúde.

A maioria dos investimentos em programas de medicina preventiva devem ser pensados a longo prazo. As ações de prevenção de doenças trazem retornos futuros principalmente em relação à redução de custos assistenciais, pois se o beneficiário participa de programas preventivos, a probabilidade de desenvolver doenças ou descobri-las em estágios avançados diminui.

Mesmo que nem todas as empresas façam a medição do ROI de programas preventivos da mesma forma, a medicina preventiva está sendo cada vez mais aplicada na sociedade, pois além de contribuir para a redução de custos, também melhora a saúde dos participantes, fator que deve ser fundamental em planos de saúde.

Você já mediu o ROI da sua empresa? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

Crédito de imagem: Rodrigo Amorim

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?