Dezembro Laranja: compartilhando informação para prevenir o câncer de pele


A chegada do verão é o melhor momento para engajar as pessoas em ações de conscientização sobre o câncer de pele. É essa a ideia por trás da campanha Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, também organizada pela entidade, e desde 2014 mobiliza milhares de pessoas em todo o país.

dezembro laranja

Sempre no último mês do ano são realizadas diferentes ações em parceria com instituições e formadores de opinião para informar a população sobre as principais formas de prevenção da doença.

Para 2019 a proposta é ir além das ações de conscientização.

Este ano, o objetivo principal da campanha Dezembro Laranja é alertar sobre os principais sinais do câncer de pele e incentivar o diagnóstico e tratamento precoces.

 


Problema de saúde pública

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer em todo o mundo e seus sintomas raramente causam desconforto até que as lesões estejam muito grandes.

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são diagnosticados 180 mil novos casos da doença por ano.

Isso quer dizer que, de cada quatro novos casos de câncer no país, um é de câncer de pele.

“Temos um problema de saúde pública. Reduzir as estatísticas de incidência de câncer da pele é uma meta alcançável e a Sociedade Brasileira de Dermatologia está comprometida em diminuir a ocorrência e a mortalidade.”

Dr. Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Veja o recado que o pessoal da SBD tem para dar este ano:

Campanha Dezembro Laranja 2019

Este ano, a principal peça publicitária da campanha é um filme que conta a história de três pacientes, cada um com um tipo diferente de câncer de pele.

Um deles tem carcinoma basocelular, o outro é portador de carcinoma espinocelular e o terceiro tem melanoma.

Quase 90% dos casos existentes são de carcinomas, que são tumores com letalidade baixa mas que ainda assim provocam cerca de 1,9 mil óbitos por ano no Brasil.

O mais agressivo entre os tumores de pele é o melanoma. Apesar de ser bem mais raro que os carcinomas, causa mais de 1,7 mil óbitos anualmente.

Assista o vídeo produzido pela SBD:

Divulgação nas redes e nas ruas

Outra iniciativa que faz parte da campanha Dezembro Laranja é a divulgação de informações sobre a prevenção do câncer de pele nas mídias digitais.

Os profissionais da saúde e o público em geral podem se engajar compartilhando as hashtags #DezembroLaranja e #SinaisdoCancerdePele em suas redes, além de customizar sua foto de perfil com o símbolo da campanha.

Como nas edições anteriores, diversas personalidades e lideranças participam do movimento vestindo roupas laranja. Monumentos nacionais também serão iluminados com esta cor, destacando a importância da prevenção, diagnóstico e tratamentos precoces.

Em 2019, uma das ações mais importantes acontece no dia 7 de dezembro, quando cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários prestarão atendimento gratuito para diagnóstico do câncer de pele.

As consultas serão realizadas em cerca de 130 postos de saúde pelo Brasil e devem beneficiar mais de 30 mil pessoas.

E a sua operadora? O que está planejando para promover a conscientização sobre o câncer de pele? Que tal aproveitar a iniciativa da SBD e envolver sua equipe na campanha Dezembro Laranja? #ficaadica

engajar beneficiários

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?