A importância do controle de peso e seus benefícios para saúde


controle-de-pesoA maioria as pessoas conhece ou já ouviu falar sobre o efeito sanfona. Esse termo é utilizado pela medicina para indicar quando um paciente engorda e emagrece durante diversas fases da vida, de forma cíclica e, geralmente, sem acompanhamento profissional. Mas o que as pessoas não sabem é que essa falta do controle de peso gera problemas à saúde que vão além da aparência.

Um dos problemas que engordar e emagrecer com frequência pode causar é o aumento da pressão arterial e do colesterol. Além disso, quando a pessoa está acima do peso, há um acúmulo de gordura na região do abdômen – perigoso para o funcionamento do coração – que é mais difícil de eliminar após um longo período de sobrepeso.

Realizar dietas radicais para que o processo de emagrecimento seja mais rápido é outro problema gerado pelo efeito sanfona. Na verdade, essa medida dificulta a perda de peso, pois o cérebro pode interpretar que existe uma ameaça e precisa estocar suprimento para continuar funcionando normalmente.

Para evitar o efeito sanfona é importante fazer uma reeducação alimentar e cultivar uma dieta equilibrada para o resto da vida. Essa é a principal atitude que as pessoas precisam mudar: entender que a alimentação saudável deve acontecer todos os dias, e não apenas nos momentos em que é preciso perder peso. A prática frequente de exercícios físicos também contribui para o controle do peso, pois tem forte influência no gasto calórico diário.

Devido aos problemas que podem ser causados pela falta de controle de peso, as operadoras de saúde devem investir em programas de medicina preventiva que conscientizem as pessoas sobre a importância da nutrição. As atividades podem variar desde palestras sobre alimentação saudável até aulas de culinária para despertar o interesse dos participantes.

Você já conhecia o efeito sanfona? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

Fonte:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/efeito-sanfona-e-magreza-excessiva-prejudicam-aparencia-e-autoestima.html

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?