Como a tecnologia ajuda no processo de cadastro de programas preventivos junto à ANS


laptop and stethoscope

Com o crescimento do número de programas de medicina preventiva no Brasil, a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar responsável pela regulamentação das operadoras de planos de saúde no país, instituiu, em 2008, a Instrução Normativa Conjunta no 001 das diretorias de Nomas e Habilitação de Operadoras e Produtos. Esse documento definiu que os investimentos feitos pelos planos de saúde em programas preventivos deveriam ser colocados em um conta separada, utilizada somente para esse fim. Mas para que esse controle fosse efetivo, as operadoras precisaram fazer o cadastro de programas preventivos junto à ANS.

Antes, esse cadastro de programas preventivos junto à ANS era feito manualmente e por meio de preenchimento de formulários em papel. A operadora enviava o pedido de cadastro para a ANS, que aprovava ou não, e então emitia o certificado. Esse processo era bastante demorado, pois quando era encontrado algum erro de preenchimento do formulário, era preciso que a operadora corrigisse a informação e levasse o documento novamente até a Agência.

Com a chegada da tecnologia, fazer o cadastro de programas preventivos junto à ANS ficou mais fácil e rápido. As operadoras podem preencher seus formulários online e enviá-los imediatamente após finalizá-los. Se houver algum erro, a ANS informa no mesmo momento onde está o equivoco e a operadora pode corrigir a informação, o que agiliza todo o processo. Isso também se mostra útil quando é necessário fazer algum tipo de atualização no cadastro da operadora, que não precisa preencher novos formulários. Além disso, a possibilidade de fazer o cadastro de programas preventivos junto à ANS por computadores também contribui para ações de paperless (redução de papel), pois dessa forma diminui-se a necessidade de imprimir os formulários, evitando o desperdício de papel.

Com mais controle depois dos cadastros, os programas preventivos serão avaliados pela ANS quanto ao cumprimento de pré-requisitos básicos para um programa de qualidade, trazendo mais ganho aos beneficiários.

Você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe nos comentários abaixo.

Crédito de imagem: jfcherry

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?