Como monitorar resultados de programas de medicina preventiva

resultados de programas de medicina preventiva

O investimento em prevenção é uma das principais soluções para as operadoras de planos de saúde terem impacto e custos reduzidos com casos de urgência e emergência. Mas monitorar resultados de programas de medicina preventiva representa um desafio para muitas organizações. Benefícios gerados pelos programas, como o aumento de produtividade e da qualidade de vida dos funcionários de uma empresa, por exemplo, podem ser percebidos ao final de uma campanha de prevenção. Entretanto, mensurá-los requer planejamento e ferramentas adequadas. A operadora deve buscar alguns indicadores para constatar a efetividade das campanhas.

Veja alguns exemplos a seguir:

Manter a atenção nos indicadores de gestão

Com o apoio de um software especializado em medicina preventiva, é possível acompanhar os indicadores de gestão para perceber a eficiência das ações. Confira três deles:

  • indicadores de saúde dos participantes, que são dados sobre a situação de cada pessoa: peso, pressão, hábitos de vida, entre outros;
  • indicadores financeiros dos programas, a partir da observação do retorno de investimento (ROI);
  • indicadores operacionais da equipe, que permitem avaliar o trabalho dos envolvidos em aspectos como tempo e qualidade do atendimento.

Verificar frequências na emergência

Uma boa forma de monitorar resultados de programas de medicina preventiva, no caso de operadoras de saúde, é verificar se houve redução na procura pelo setor de emergência nos dados enviados nas contas de prestadores de serviços como clínicas e hospitais.

Monitorar atestados

Nas empresas, os gestores  podem verificar com a área de recursos humanos se houve redução no número de atestados médicos em determinado período.

Avaliar a satisfação dos participantes

Os questionários são uma boa alternativa para avaliar se o programa foi bem recebido pelos participantes e, consequentemente, para medir se bons hábitos foram assimilados ou adotados. Ferramentas personalizáveis, que possibilitem a customização de acordo com as ações realizadas, são as mais indicadas.

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre a gestão dos resultados de programas de medicina preventiva ou tem alguma sugestão, deixe seu comentário.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?