Outubro rosa: conheça os benefícios da mamografia preventiva

beneficios-da-mamografiaA campanha Outubro Rosa teve sua origem em 1990, em Nova Iorque, Estados Unidos, durante a primeira Corrida pela Cura. Neste evento, foram distribuídos laços rosas aos participantes, segundo informações de matéria do G1 Espírito Santo. Desde então, anualmente o mundo todo se mobiliza no mês de outubro em prol da prevenção do câncer de mama. Nós do Previva também entramos nessa campanha. Por isso, neste post vamos falar dos benefícios da mamografia para incentivar a realização do exame.

O diagnóstico precoce é um dos maiores benefícios da mamografia. Ao realizar o auto-exame de mama e encontrar alguma alteração, a mulher deve imediatamente procurar um profissional para realizar um exame mais completo: a mamografia. De acordo com o Instituto Oncoguia, quando o câncer é detectado em estágio inicial, com a identificação de tumores pequenos e tratáveis, as chances de cura são de até 95%.

Mesmo sem alterações no auto-exame, os médicos especialistas recomendam que mulheres a partir dos 39 anos realizem a mamografia a cada dois anos. Contudo, se a paciente tiver casos de câncer de mama na família, a prevenção deve começar mais cedo.

O Instituto Oncoguia também afirma que 8 em cada 10 tumores diagnosticados são classificados como benignos, ressaltando os benefícios da mamografia preventiva – esses mesmos tumores, se não tratados a tempo, poderiam evoluir e se instalar como um câncer grave.

A prevenção de doenças é uma prática que precisa entrar na rotina da população. Além de evitar o surgimento de problemas avançados, campanhas como a do Outubro Rosa promovem qualidade de vida, que também pode ser considerado uns dos benefícios da mamografia.

* Todos os dados apresentados neste post podem ser variáveis dependendo do quadro do paciente. Consulte seu médico antes de tomar qualquer medida.

hb.prever-3-dicas

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?