ANS e ASAP firmam parceria para análise de programas de prevenção

A prevenção da saúde dos beneficiários é uma preocupação crescente entre as operadoras de saúde e a própria sociedade. As empresas que atuam na área estão mudando seus modelos de negócio, antes focados principalmente no assistencial e curativo para um modelo que promova a prevenção e o acompanhamento de doenças crônicas. O objetivo é, ao mesmo tempo, minimizar o número de problemas de saúde na sociedade ligados à obesidade, sedentarismo, estresse e alimentação ruim, e minimizar custos ligados a internação, exames e intervenções para as próprias operadoras. Isso não significa minimizar custos de forma absoluta, já que estão ocorrendo investimentos em programas de prevenção.

Duas entidades se destacam nessa área: a Aliança para a Saúde Populacional (ASAP) e a Agência Nacional de Saúde (ANS). Nos últimos anos, a ANS buscou incentivar ainda mais a criação de programas de prevenção em operadoras de saúde, inclusive criando vantagens para aquelas que decidissem seguir esse caminho. Já a ASAP é uma entidade sem fins econômicos fundada em 2012 com o objetivo de estimular e promover ações de Gestão de Saúde Populacional (GSP). A GSP, segundo a ASAP, é uma iniciativa que visa a transformar o velho modelo reativo, que aguarda surgir a doença, em um proativo, que mapeia as populações de risco, faz predições e previsões e age evitando as enfermidades e ou minimizando seus impactos.

Em novembro de 2015, ambas se uniram em um “acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de ações e programas de promoção da saúde e prevenção de riscos à doença, capazes de contribuir para a sustentabilidade da saúde suplementar”. O objetivo é avaliar diferentes programas de prevenção, criar um plano para desenvolver o comportamento proativo dos beneficiários e comparar programas de operadores do mesmo porte.

A HBSIS, criadora da solução Previva, é uma das empresas associadas à ASAP. Na nossa visão, ser associada à ASAP dá a oportunidade de compartilharmos conhecimento e informações, além de permitir a participação em diversos eventos voltados para a área de gestão de saúde populacional, trocando experiência com as principais empresas do setor.

Você já teve algum contato com a ASAP? O que achou da parceria firmada entre ANS e ASAP? Deixe um comentário com a sua opinião.

Foto: Freeimages – Robert Owen-Wahl

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?