A importância da amamentação na prevenção de doenças


amamentação na prevenção de doenças

A Semana Mundial da Amamentação, organizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), acontece todos os anos no mês de agosto. Entretanto, devido à importância dessa prática, as campanhas de amamentação na prevenção de doenças devem ser realizadas com frequência pelas operadoras e instituições de saúde.

O primeiro passo é orientar as mulheres ainda durante a gravidez sobre os benefícios da amamentação na prevenção de doenças. Para esses casos, é fundamental que as operadoras de saúde tenham atualizado o perfil epidemiológico dos beneficiários, para que seja possível identificar as gestantes e incluí-las nos programas de conscientização da amamentação.

Nessa etapa, vale organizar dinâmicas que já mostrem para as futuras mães alguns recursos da tarefa de amamentar. Palestras que explorem a importância do leite materno na prevenção de doenças e seus benefícios para a saúde da mulher também incentivam a prática.

Médicos destacam a importância a amamentação na prevenção de doenças e indicam que o leite materno seja alimento exclusivo de bebês até seis meses de idade, quando é orientado começar a inserir a nutrição na forma sólida. A amamentação está diretamente ligada com o desenvolvimento do sistema imunológico da criança e do fortalecimento do organismo como um todo, contribuindo para a prevenção de doenças respiratórias, infecção urinárias, entre outras.

Pode-se ressaltar ainda que os benefícios da amamentação continuam mesmo após a infância. Estudos apontam que adultos que ingeriram o leite materno até pelo menos seis meses de idade apresentam menores riscos de desenvolverem doenças cardiovasculares e problemas como diabetes e disfunção neurológica.

O estímulo à amamentação deve começar antes mesmo do nascimento do bebê, ainda na gestação. Por isso, é importante que as operadoras de saúde organizem programas de apoio e cursos para gestantes, de forma a conscientizar as futuras mães sobre a importância da amentação na prevenção de doenças, entre outras questões que envolvem a maternidade. Por isso, desenvolvemos um e-book tratando especialmente desse tema. Faça o download gratuito clicando na imagem abaixo e veja como sua operadora pode aprimorar o atendimento às beneficiárias nesse momento tão importante das suas vidas.

como organizar cursos para gestantes

 

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?