Agosto dourado: o que sua operadora está fazendo para incentivar o aleitamento materno?


Com o objetivo de reforçar a campanha pelo aleitamento materno no Brasil, desde 2017 o mês de agosto passou a ser conhecido pelos profissionais de saúde do país como agosto dourado.

Naquele ano, para marcar a 25ª Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Congresso Brasileiro aprovou a lei número 13.435, que declarou agosto como o Mês do Aleitamento Materno.

Segundo o texto da lei, nome “agosto dourado” foi escolhido em alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: um alimento de ouro para a saúde dos bebês.

agosto dourado

Assim como em outros meses que evocam cores para chamar a atenção para algum problema de saúde, no agosto dourado procura-se intensificar as ações voltadas à promoção do aleitamento materno.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da amamentação na prevenção de doenças entre recém-nascidos.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

As ações começam logo no início do mês, com a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM).

A campanha foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), e todo ano é comemorada globalmente entre os dias 1 a 7 de agosto.

Este ano, o tema é o impacto da alimentação infantil no meio ambiente, nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de proteger, promover e apoiar o aleitamento para a saúde do planeta e de todos os seres vivos.

A opção por abordar a ligação entre o meio-ambiente e o aleitamento foi baseada na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação global desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O material compartilhado pela WABA é traduzido em 14 idiomas, para que o maior número de pessoas possam ter acesso, e pode ser baixado para imprimir e utilizar nas unidades da sua operadora.

Basta clicar nos links para fazer o download do cartaz e do folder informativo preparadospela entidade.

Aleitamento exclusivo nos primeiro seis meses

Um dos objetivos desta ação é divulgar os benefícios do aleitamento materno de maneira geral, destacando os impactos positivos para a saúde da criança e também para a mãe que amamenta.

Outro tópico importante é alertar para a importância do aleitamento exclusivo, sem a introdução de nenhuma outra espécie de alimento, até que o bebê complete seis meses de idade.

Ao ter a amamentação como único alimento durante esses primeiros meses de vida (ou por mais tempo), a criança se protege contra diversas doenças e se prepara para crescer protegida e com boa saúde física, emocional e mental.

Veja a seguir um vídeo, onde a Dra. Luciana Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), fala sobre o agosto dourado e o papel do pediatra na promoção da amamentação:

Amamentação e ensino a distância

Durante todos os dias do mês de agosto, a SBP divulga conteúdo relacionado a 31 temas interdisciplinares, com o resumo de artigos relacionados ao aleitamento materno. O material vem acompanhado de um texto de apresentação e de cards para as redes sociais.

Em função da pandemia de Covid-19, as atividades programadas pela SBP para 2020 acontecerão apenas de forma remota e virtual, por meio de sites, redes sociais e outras plataformas digitais.

Durante todo o mês, pediatras e especialistas em amamentação movimentarão a internet com ações coletivas, palestras científicas, rodas de conversa e campanhas de estímulo ao ato de amamentar.

E a sua operadora de saúde? O que preparou para o agosto dourado deste ano? Pretende participar de alguma dessas iniciativas ou realizar alguma campanha especial?

Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua experiência.

Até a próxima dica!

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?