A diferença entre cadastrar e inscrever programas de medicina preventiva na ANS


CC0 Public DomainPara ter um programa de promoção à saúde e prevenção de risco de doenças aprovado pela Agência Nacional de Saúde, operadoras de planos precisam informá-lo à Agência Nacional de Saúde (ANS). Mas é importante saber que há diferenças entre cadastrar e inscrever programas de medicina preventiva junto à agência reguladora.

A primeira diferença diz respeito à obrigatoriedade. Todas as operadoras que desenvolvem programas têm o dever de informá-los à agência por meio de inscrição. A vantagem é que a ANS disponibiliza uma listagem periódica de operadoras que tiveram programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças inscritos. Inscrever um programa não significa tê-lo avaliado pela ANS.

 

Já cadastrar um programa de medicina preventiva para que ele tenha a aprovação da ANS é facultativo. Mas os programas cadastrados são analisados pela agência e o número de vantagens atrai:

 

  • A operadora pode figurar na lista das que tiveram programas de medicina preventiva aprovados. Veja aqui.
  • A ANS atesta a conformidade do programa por meio de Declaração de Aprovação. A operadora pode acessar e imprimir o documento.
  • A aprovação dá direito a redução de exigência mensal de margem de solvência do exercício corrente (em relação ao total de despesas com os programas registrados contabilmente no exercício anterior). Saiba mais sobre essa regulamentação.
  • A operadora recebe bônus de pontuação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e no Monitoramento assistencial.

 

Lembre-se

Para aprovar um programa cadastrado, a ANS exige que ele seja gerenciado por meio de um software, para garantir o controle e a fidedignidade das informações prestadas.

 

Agora que você já conhece as diferenças básicas entre cadastrar e inscrever programas de medicina preventiva junto à ANS, avalie as iniciativas de sua operadora que podem garantir vantagens e registre.

Conheça aqui um exemplo de como cadastrar e inscrever programas de medicina preventiva pode contribuir com a operadora.

 

hb.prever-politica-medicina-preventiva

 

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?